Paragominaspa uma forma simples e objetiva de mostrar Paragominas para o mundo

Este blog pertence ao editor do site www.jorgequadros.com e é um suporte para o jornalismo local. Tem a finalidade de aumentar as informações sobre o Município Verde, exemplo de sustentabilidade e gestão no Pará, no Brasil e para o mundo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Defensoria Pública e Prefeitura de Paragominas estudam implantação do Disk 129

 
Proporcionar um atendimento mais ágil e amplo aos assistidos da Regional do Município de Paragominas, esse foi o intuito da reunião ocorrida no início desta semana entre o prefeito da cidade, Adnan Demachki e o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso. Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos, como a implantação do Disk 129 na Regional e a construção de uma sede própria; também foram mostrados ao Prefeito de Paragominas os avanços obtidos no PPA 2012-2015 da Defensoria e as ações que norteiam a administração da instituição, bem como o Planejamento Estratégico que serve de suporte para a atual gestão.
 
O município de Paragominas situa-se no nordeste paraense e possui uma população de aproximadamente 91 mil habitantes, que se distribuem nas áreas urbanas, rurais e distritos. A grande demanda de assistidos na cidade chamou a atenção da Defensoria para a necessidade de tornar o atendimento prestado à população, mais rápido e abrangente.
 
Segundo Rodrigo Ayan, que é Defensor e Coordenador da Regional de Paragominas, a implantação do Disk 129 no município se faz de grande importância: “Paragominas é uma cidade que possui uma concentração muito grande de empresas, atraindo mais pessoas para o município e, consequentemente, aumentando a demanda de assistidos. A implantação do serviço 129 viabilizará um atendimento mais ágil à população, afinal a Defensoria do Pará sempre busca proporcionar um atendimento de qualidade aos seus assistidos”, destacou o Defensor.
 
Segundo o Diretor do Interior, Alexandre Bastos, a reunião entre Defensoria e a Prefeitura de Paragominas culminou em um pré-acordo para a implantação do Disk 129. O encontro também serviu para ouvir sugestões dos quatro Defensores que atuam na Regional, onde discutiu-se a construção de uma sede própria em Paragominas: “O prefeito Adnan Demachki se colocou à disposição para que o projeto de construção da sede própria da Defensoria no município seja viabilizado”, frisou o Diretor.
 
Ainda segundo Alexandre Bastos, a Regional da cidade possui toda a estrutura para receber o serviço do Disk 129, com a necessidade apenas de mais servidores, o que já está sendo estudado pela Prefeitura da cidade: “Está sendo analisada a contratação de estagiários e de mais servidores para que o serviço 129 torne-se possível”, concluiu Bastos.
 
Edilena Lobo – Ascom Defensoria Pública do Pará
Com a colaboração do blog do jornalista Bruno Nascimento

Chacina em Paragominas - Dois homens e uma mulher assassinados na madrugada de sábado

A morte de dois homens e uma mulher colocou em polvorosa as famílias que moram no bairro Cidade Nova em Paragominas. Segundo informações de moradores das proximidades da Passagem do Engano, onde aconteceram os assassinatos, homens encapuzados chegaram atirando e mataram os rapazes e a moça que estavam bebendo em uma rodada de conversas.

A chacina aconteceu aqui nesta passagem conhecida por "Passagem do Engano"

As informações são desencontradas e somente o trabalho de investigação da Polícia Civil, sob a coordenação do delegado Alberoni, é que poderá esclarecer os assassinatos.
A chacina aconteceu por volta das 4 horas da madrugada deste sábado. Estava tudo calmo, quando de repente alguns homens encapuzados apareceram e dispararam mais de vinte tiros.
Lauri de Jesus Martins, mãe de Willian Magno, um dos jovens assassinados
Lauri de Jesus Martins, mãe de Willian Magno, um dos jovens assassinados, desesperada, disse que seu filho morreu inocentemente.

A mãe de um dos rapazes que morreu, Lauri de Jesus Martins, seu filho que se chamava Willian Magno, morava em Capanema e que estava em Paragominas de férias e nunca foi mal elemento, não tem nenhuma passagem na polícia e ela clama por justiça. “Meu filho não tinha nada a ver com isso, pelo amor de Deus me ajudem, quero justiça, meu filho morreu inocentemente”, disse a mulher em estado de desespero.
A Passagem do Engano fica próximo a Rua Paulo VI no bairro Cidade Nova e é conhecida como uma passagem propícia ao consumo de drogas.

Willian Magno, Nilsinho e Mariza, assassinados na madrugada deste sábado

Os mortos são: Willian Magno, Nilsinho (que era pintor) e Mariza. Vagno, que estava no local da chacina foi baleado no braço e após ser medicado no Hospital Municipal foi encaminhado à 13ª Seccional para prestar depoimento ao delegado Alberoni.
Todas as informações e nomes completos das vítimas desta chacina serão divulgados pela Polícia Civil tão logo os depoimentos de testemunhas e familiares sejam tomados. A qualquer momento este site divulgará mais novidades sobre o assunto. Matéria completa na segunda-feira no Programa “R.Vilhena O Patrulheiro da Cidade”.

Reportagem: Hermeson Sodré
Imagens: Fábio
Fonte: “R. Vilhena O Patruleiro da Cidade”

Pastoral da Criança reúne centenas de pessoas no Salão Paroquial da Igreja Matriz

Um dos eventos sociais marcantes deste final de semana foi o encontro de líderes da Pastoral da Criança de vários municípios da região, incluindo Paragominas, Rondon, Itinga, Dom Eliseu e Ulianópolis, no Salão Paroquial da Igreja Católica, para discutir os avanços e conquistas adquiridos ao longo dos anos.

O início do evento foi marcado pela Santa Missa celebrada pelo Padre Maurício que fez uma reflexão sobre o momento em que as crianças estão vivendo, citando trechos do Evangelho Sagrado. Logo em seguida, os líderes de cada cidade, reuniram-se para colocar seus pontos de vista e experiências das dificuldades e das situações de cada um em particular.
O trabalho da Pastoral da Criança é realizado por voluntárias e voluntários que se irmanam no sentido de amenizar as dores de famílias de baixa renda, seja na cidade ou nos lugares de mais difíceis acessos. “Tem lugares que a gente vai de barco, de canoa, a pés e até em lombo de animais, mas não deixamos as mães e as crianças desassistidas”, disse a coordenadora Valdite, de Paragominas.
Valdite Santos, coordenadora da Pastoral da Criança em Paragominas

A grande quantidade de pessoas que esteve no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Paragominas, durante o dia de sábado para falar de um assunto tão importante, mostrou que o trabalho da Pastoral da Criança, iniciado pela saudosa Zilda Arns não é em vão, pelo contrário, ganha a cada dia novos adeptos. Quem ganha com isso são, principalmente as mães, que por infortúnio do destino, deixam de ser assistidas por programas do governo federal, ou que carecem de um tratamento diferenciado. “A Pastoral da Criança não apenas leva orientação à essas mães e crianças, leva acima de tudo amor, carinho e respeito, por isso ganhamos a confiança delas e realizamos um trabalho de prevenção com resultado bastante positivo”, concluiu Valdite.